sábado, 19 de fevereiro de 2011

Alguém para resolver possíveis pepinos


Um detalhe importantíssimo da viagem por pouco não me passou batido: a procuração.

Com ela, você não precisa voltar da sua viagem caso surja algum problema, uma pessoa escolhida te representa. No meu caso escolhi minha mãe (só mãe pra ter tamanha boa vontade, né?), mas pode ser qualquer pessoa que você confie MUITO para te representar totalmente (ou seja, ter plenos poderes de agir em seu nome) durante sua ausência.

O processo em si é muito simples, não demora muito nem é caro. É só ir até um cartório levando os seus documentos e o da pessoa que vai ser nomeada procurador e lá mesmo já tem o modelo da procuração. Nele colocarão dados como: nome, RG, nacionalidade, estado civil, endereço, cidade e estado, e depois é só assinar e pronto! Você já vai poder curtir sua temporada sem ter que se preocupar com nada daqui.

Obs.: Cabe lembrar que é possível definir quais poderes serão dados à pessoa e por quanto tempo.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sobre cursos de inglês

Lembram que eu já comentei sobre uma ajuda que eu tive do "EducationUSA"? Então (quem não lembra tá nesse post), volta e meia eles organizam encontros para explicar como funcionam os cursos e faculdades além tirar dúvidas. Acabei de receber o convite do próximo que vai ter e achei a cara do blog!

Quem quiser ir:




Go for it!!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Já que dica nunca é demais...

Ilustração do artista Jordi Labanda (amo!)

Mais dicas que me deram e foram preciosas no momento "Onde vou morar?":

- "Tente morar perto do metrô".
No dia a dia isso faz muita diferença, ainda mais no inverno. Quanto mais linhas por perto, melhor.

- "Tente morar nem muito pro Leste, nem muito pro Oeste."
Existem várias linhas que vão de Norte a Sul da ilha, mas muito menos que vão de Leste a Oeste (e vice versa).

- "Tente morar num lugar movimentado."
disseram isso querendo dizer que era bom para os momentos de solidão (que graças ao santo Deus eu não passei), mas pra mim foi muito bom, pois, como paulistana que vive trancafiada no carro, gostava muito de ficar andando pelas ruas (inclusive a noite e de madrugada) e ver movimento 24/7 me dava mais segurança sendo uma "menina que morava sozinha".

- "Tente morar perto de um supermercado ou deli".
Considerando que lá geralmente não temos carro, umas garrafas d'água e alguns quarteirões podem cansar bastante. Se chover / nevar, dá uma potencializada (experiência própria).

- "Tente morar em prédio com máquina de lavar".
Parece estranho para nós que somos acostumados com área de serviço dentro do apartamento, mas lá isso é um LUXO! Se o prédio tiver uma área comum de laundry já é ótimo! Se não tiver, cheque que se tem bem pertinho do apto, porque carregar lençol e toalha por alguns quarteirões pode cansar bastante também.
Caso você contrate uma diarista para fazer faxina, saiba também que muitas delas se recusam a ir lavar roupa se não for laundry dentro do prédio.

- "Tente morar num prédio com doorman".
Mais um item ótimo para tipos como eu: "paulistana neurótica com segurança morando sozinha".

Acrescentaria mais um item, dica minha:

- "Tente morar pelo menos relativamente perto do Central Park"
Porque não importa a saudade, o cansaço, o stress... dar uma voltinha ou simplesmente ficar jogado lá embaixo de uma árvore cura tudo!

Dolce far niente em dia de sol no parque:


Esse era meu lugar favorito lá no parque, se chama "Bethesda Fountain":






(Aliás, deve ser o lugar favorito de muita gente, porque sempre tinham umas noivas tirando foto lá!)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Tudo sobre intercâmbio na Vejinha SP

Pra quem ainda não viu, na Vejinha SP dessa semana saiu uma matéria muito boa, dando mil dicas para quem quer morar um tempo fora, explicando os programas e falando das feiras do setor!

Vale a pena ler: http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2204/intercambio-dicas

Em 2011, o número de pessoas que fazem intercâmbio deve crescer 25%
Imagem da matéria da Vejinha

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Aluguel de apartamento: Dicas para não cair num golpe

Antes de alugar esse apartamento minha experiência com o assunto era zero, e por causa disso tava morrendo de medo de ser feita de tonta, cair em algum golpe e estragar minha viagem. Para minimizar os riscos, além de ter preferido usar um site pago para a minha busca, também segui algumas dicas que achei no Sublet.com e no Craigslist:

- Se possível, veja ou mande alguém ver a propriedade.
- Se possível, lide com pessoas que estejam na mesma localidade que você para poder negociar pessoalmente. (Bem difícil, né? Mas segundo o Craigslist, isso diminui 99% a chance de levar um golpe pelo site.)
- Nunca envie dinheiro baseando-se somente em comunicação feita através de e-mail.
- Somente transfira dinheiro de banco para banco.
- NÃO usar tranferências do tipo Western Union ou Moneygram. (Sinceramente não entendi direito, mas por via das dúvidas melhor não fazer, né? O Craigslist inclusive diz que se alguém pedir para fazer transferência desse tipo é porque é golpista.)
- Nunca forneça seus dados financeiros / bancários.
- Não enviar dinheiro para um país diferente do país do apartamento alugado.
- Obtenha um "Rental Agreement" assinado.
- Obtenha uma cópia do ID do proprietário.
- No Sublet.com: Proprietários são sempre analisados, mas os que possuem o perfil "Trusted" passaram por uma triagem super detalhada.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Aluguel de apartamento: O SITE!

Deixei um post inteiro só pra contar por onde eu achei meu apartamento: Sublet.com!

Como funciona:

- É um site onde os próprios donos dos apartamentos anunciam seu imóvel e é possível alugar diretamente com eles, ou seja, sem broker fee (uhuuu!). (Raríssimos casos são corretores que anunciam, mas é só ver se o campo "Broker fee" está marcado)
- Lá também tem várias opções de aluguel, que vão desde grandes apartamentos para long term até aluguel de quarto short term.
- Primeiro você escolhe o país e cidade, e cria uma conta. A partir daí você já pode ver os apartamentos disponíveis por bairro.
- Uma vez que você decide entrar em contato com o dono, precisa ver no campo "Contact" se está escrito "FREE" ou "Contact". Se for free, é só clicar que vão aparecer todos os contatos dos proprietários. Já os outros, é necessário pagar uma taxa  para ter acesso ao contato de todos os proprietários por 90 dias (para Manhattan paguei US$ 29,95).
- Depois disso é só negociar com o dono!

Por que eu amei ele:

- Foi muito útil para eu ter uma noção de preço de apartamento.
- Já que você tem que pagar pelo acesso e os donos de apartamento são analisado, o risco de cair num golpe é muito menor.
- Dá para organizar no próprio site, dentro do log in, os apartamentos que você mais gostou e se entrou em contato com eles.
- Recebi resposta de todos os que eu tinha gostado.
- O site já mostra na página do apartmento o que tem incluso ou não, fotos, mapa daonde fica.
- Foi só pagar essa taxa, e o resto todo foi muito facil! Conversei com os donos e já acertei tudo.

Resumindo, ganhou meu coração e eu super indico!
                                                       
Abaixo fotos do cantinho que foi meu em NY:


Esse era o hall do prédio!

As fotos do apto vou por as que o dono me mandou, porque eu (muito esperta) só tirei foto quando ele estava bagunçado (ooops)!

A sala!! (Quando eu fui a TV e o sofá tinham trocado já)


A cozinha!


Meu quarto! (Quando fui já tinha uma TVzona aí também! Acho que foi a primeira vez que vi de acontecer de o apartamento ao vivo ser melhor que as fotos, dei muita sorte!)


Espero que esse post ajude a encontrar o cantinho de vocês também!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Aluguel de imóveis: Sites

Outro jeito que me falaram para achar apartamento foi atráves de alguns sites.
São eles:

- Craigslist

É o mais famoso site de classificados, pra se ter uma idéia são mais de 20 bilhões de page views por mês (!!). Lá dá para achar tudo que você sonhar em procurar, inclusive imóveis de tudo quanto é jeito. O site tem desde apartamentos incríveis para long term até gente que aluga um quarto da casa por uma temporada.

Tem que fuçar bastante já que a quantidade de anúncios é realmente absurda e tomar um certo cuidado já que pelo anúncio ser de graça, há chances de lidar com pessoas não muito honestas. Tenho amigas que encontraram seus apartamentos lá e foram muito felizes, mas confesso que fiquei com medo de cair num golpe e procurei outros caminhos.


Outro site bem conhecido de classificados é a sessão do NY Times. Não cheguei a mexer muito nele, mas pelo o que pude notar a maioria dos anúncios eram postados por corretores. Mas também tive amigas que usaram para achar o apartamento e também foram muito felizes. 


É um site que funciona mais ou menos como uma corretora. Você vê os apartamentos lá, preenche um formulário e eles te ajudam com todo o resto. Só é cobrada uma taxa na hora de fechar o contrato. Possuem mais de 12.000 apartamentos mobiliados ou não no database e 600 alugueis são fechados através deles por mês. Foram considerados # 1 "The best sublet service in New York" pela New York Magazine.


Eles são focados em apartamentos mobiliados mais bacanas e, apesar do nome, também fazem long term e extended stay hotel além do short term. Todos os apartamentos possuem TV LCD e  TV à cabo além de internet sem fio e ligações para EUA e Canadá ilimitados já incluídos no pacote.

Outros sites que eu encontrei:







 

Só para inspirar um pouco!