terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Aluguel de apartamento: Dicas para não cair num golpe

Antes de alugar esse apartamento minha experiência com o assunto era zero, e por causa disso tava morrendo de medo de ser feita de tonta, cair em algum golpe e estragar minha viagem. Para minimizar os riscos, além de ter preferido usar um site pago para a minha busca, também segui algumas dicas que achei no Sublet.com e no Craigslist:

- Se possível, veja ou mande alguém ver a propriedade.
- Se possível, lide com pessoas que estejam na mesma localidade que você para poder negociar pessoalmente. (Bem difícil, né? Mas segundo o Craigslist, isso diminui 99% a chance de levar um golpe pelo site.)
- Nunca envie dinheiro baseando-se somente em comunicação feita através de e-mail.
- Somente transfira dinheiro de banco para banco.
- NÃO usar tranferências do tipo Western Union ou Moneygram. (Sinceramente não entendi direito, mas por via das dúvidas melhor não fazer, né? O Craigslist inclusive diz que se alguém pedir para fazer transferência desse tipo é porque é golpista.)
- Nunca forneça seus dados financeiros / bancários.
- Não enviar dinheiro para um país diferente do país do apartamento alugado.
- Obtenha um "Rental Agreement" assinado.
- Obtenha uma cópia do ID do proprietário.
- No Sublet.com: Proprietários são sempre analisados, mas os que possuem o perfil "Trusted" passaram por uma triagem super detalhada.

Um comentário:

  1. Marcela, Estou indo passar 2 meses em NY com minha mulher e certamente este seu blog nos ajudará muito! Eu já estava quase caindo no esquema do craigslist (via west union). Você conhece algum outro site de busca de imóveis? Novamente parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Se tiver mais dicas sobre esse assunto, compartilhe escrevendo aqui!