domingo, 7 de novembro de 2010

Como tirar o visto americano

No site da Embaixada Americana, é explicado detalhadamente passo a passo de como solicitar o visto pela primeira vez ou renovar um visto que ainda esteja válido ou que tenha expirado há menos de 12 meses:
  1. Pague a taxa de R$38,00. Essa taxa é obrigatória e permitirá que faça o seu agendamento para a entrevista e tenha acesso à informações gerais. O pagamento dessa taxa pode ser feito através do website www.visto-eua.com.br ou do telefone (21) 4004-4950 da central de agendamentos do Serviço de Informações de Vistos de acordo com sua conveniência.
  2. Obtenha as informações e faça o seu agendamento através do website www.visto-eua.com.br ou do telefone (21) 4004-4950 
  3. Preencha o formulário de solicitação de visto DS-160
  4. Pague a taxa de solicitação de vistos no Citibank, em espécie e apenas em Reais. Clique aqui para determinar o valor a ser pago.
  5. No dia da entrevista compareça à Embaixada ou ao Consulado com a página de confirmação do formulário DS-160, uma foto 5x5 ou 5x7 cm e os documentos recomendados.
  6. Dependendo do tipo de visto, pode ser que você precise pagar uma taxa extra. Se esse for o caso e seu visto for aprovado, você deverá pagar essa taxa, imediatamente após a entrevista, no Caixa da Embaixada ou do Consulado. O valor dessa taxa dependerá do tipo de visto solicitado e de sua cidadania. O pagamento pode ser feito em espécie (dólares ou reais) ou cartão de crédito internacional.
  7. Pague a taxa de envio de seu passaporte ao serviço de entrega expressa antes de sua saída da Embaixada ou Consulado.
Para mais informações, clique aqui e aqui.
Outro link com boas informações a respeito, clicando aqui.
Caso o passaporte utilizado não seja brasileiro, é necessário ver que regra é aplicada caso a caso. Para isso basta entrar no site da embaixada de cada país para checar qual o procedimento.
No caso dos passaportes de países da União Europeia, por exemplo, não é necessário tirar visto de turismo. Estando com ele dentro da validade e com a taxa anual paga, já está tudo certo.

OBS IMPORTANTE: Cada tipo de visto tem um limite de antecedencia a ser solicitado e outras restrições em relação a data de ida ao país. Por exemplo, atualmente é possível solicitar o visto de estudante (F-1, F-2, M-1 e M-2) com até 120 dias de antecedencia do início das aulas (até pouco tempo atrás eram 90 dias), apresentando entre outros documentos, a carta de aprovação da escola. Porém, uma vez tirado o visto, a pessoa só pode embarcar para os EUA 30 dias antes. Por isso, vale ressaltar novamente a importancia de um planejamento com  com muita antecedencia.

Para checar quais regras se aplicam à diferentes cidadanias, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tiver mais dicas sobre esse assunto, compartilhe escrevendo aqui!