segunda-feira, 14 de março de 2011

Upper West Side, por Thais Roque

A Thais mora em NY há 2 anos, e ter conhecido ela foi uma das melhores coisas trouxe na bagagem de volta! Sabe aquela pessoa que você conhece e na hora já sente uma energia boa? Então, é ela. Fora que jantar em sua companhia é sempre garantia de boas risadas!
Ela estuda Recursos Humanos na NYU e está estagiando na área de RH da Cruz Vermelha. Além desse post aqui, ela escreve sempre para o Vida Métrica, site da Ju Ferraz, e dá dicas de Nova York por lá.


"Hold your breath upper west siders... Chuck Bass now owns the Empire Hotel!


Chuck Bass é, com certeza, quem traz o glamour para o Upper West Side (UWS), e isso ninguém pode negar. Mas além disso, o que mais me atrai no bairro é que antes do Rudolph W. Giuliani virar prefeito, a área, que hoje abriga lugares incríveis, era considerada uma das mais perigosas de Manhattan. De acordo com um amigo meu, o Red-light district da ilha.
Quando vim morar em NY, não tinha a menor ideia do que era o UWS. A Milena Penteado, minha vizinha em São Paulo, mora na cidade há anos, e para me sentir em casa, acabei virando vizinha dela aqui também.
Todos os dias eu me apaixono de uma maneira diferente pelo bairro, mas como boa new yorker também tem dias que o odeio. O caos e a badalação que acontecem na cidade parece ter menor impacto por aqui, o que me faz conseguir dormir sem loucos gritando e também a levar uma vida mais saudável. Mas não conte com diversas opções de delivery as 4 AM, isso ainda deixa a desejar.
Sim, o Upper West Side é tudo isso e muito mais! Vale cada quarteirão citado no texto abaixo e os que, infelizmente, não tive chance de incluir. Espero que gostem e se apaixonem, assim como eu. Xoxo...

Columbus Circle
Columbus Circle

Hudson Hotel

O "Columbus Circle" fica na 60th St com a Broadway e é a praça que marca o começo do UWS. Lá você encontra o "Museum of Art and Design" que não é parada obrigatória, mas o prédio é bonito e tem o restaurante "Robert" que além de gostoso, tem uma decoração cool e vista INCRÍVEL do Central Park. O prédio da "Time Warner" abriga o único shopping que encontrei em NY. No subsolo fica o supermercado Whole Foods, que é, com certeza o meu favorito do bairro. Você pode comprar tudo o que deseja e ainda descobrir produtos que normalmente não encontramos em supermercados normais. Tote bags, acessórios para yoga e produtos orgânicos para higiene pessoal. O complexo abriga diversas lojas, as minhas preferidas do "Shops at Columbus" são: no piso térreo a bebe, Thomas Pink, Hugo Boss, Stuart Weitzman, L’Occitane, Godiva e Williams-Sonoma; no segundo andar a Sephora,True Religion, Benetton e Dean & Deluca; e no terceiro andar a Bose, a Solstice Sunglass e para já entrar no clima do chef Thomas Keller (Per Se), a "Bouchon Bakery". O quarto andar abriga o famoso, badalado e caríssimo "Per Se", restaurante francês que é um Celeb-Spotting e ideal para um jantar romântico ou festas fechadas.

Como contei acima, eu não acho a vida noturna do UWS nada agitada, mas tem ótimos lugares pra tomar uns drinks. O Hudson Hotel, que fica no final de Midtown West e começo do UWS é o top da minha lista. A decoração é do incrível Philippe Starck e os drinks rolam a noite toda.

Saindo do "Time Warner Center", você vê do outro lado da rua o primeiro prédio do Trump no bairro (são muitos). É o "Trump International Hotel And Tower", aonde você encontra o Jean Georges. A comida é fantástica, mas se tem uma coisa que eles detestam, é barulho. Nada de ir com os amigos e dar altas gargalhadas. A equipe olha feio e muitas vezes pede silêncio. Mas... é um Celeb-Spotting, assim como o "Per Se".

Empire Hotel

Blair e Chuck comemorando a compra do Empire Hotel

O famoso e badalado Empire Hotel, que no seriado "Gossip Girl" pertence ao charmoso Chuck Bass, pode ser encontrado na 63rd St com a Broadway e tem um bar tranquilo e bonito no térreo para quem quer tomar um drink antes de sair a noite. Mas o melhor mesmo do Empire, depois do seu dono fictício (óbvio), é seu "Rooftop Bar & Lounge" que tem vista para o Columbus Circle e Lincoln Center, além de lareiras para criar um clima mais intimista enquanto você e seus amigos curtem a noite. No térreo você encontra o PJ Clarkes, restaurante que tem um clima de pub e fiel clientela. Do outro lado da rua você encontra o Bar Boulud, do chef Daniel Boulud que tem vários restaurantes pela ilha, assim como uma Best Buy e a famosa Bed, Bath & Beyond. Se prepare para ficar horas dentro da última -  e sair com impressão que não viu nada!

Lincoln Center

Lincoln Center

O Lincoln Center, na 66th St com a Broadway é um dos meus lugares favoritos do bairro, pois abriga o New York City Ballet, The Metropolitan Opera e, desde o ano passado, é a nova casa do New York Fashion Week. Durante o verão o Metropolitan coloca um telão na parte de fora, para as pessoas assistirem a ópera de graça da rua, tomando um sorvete do "L'arte del Gelato" que tem seu carrinho fixo de Maio a Setembro por lá.

O supermercado da região é o Gourmet Garage, que fica na 66 St entre a Amsterdam e a Broadway. Quer dar um pulo no Lincoln Center e não está com vontade de se locomover até nenhum restaurante badalado? Minha sugestão é comprar algo no "Gourmet" e sentar na pracinha do Lincoln Center, que durante o verão tem seu espaço ocupado por uma pequena feira de micro produtores, aonde você encontra pães, bolos, cupcakes e até maple syrup produzidos por eles.

Não se assuste se encontrar meninas de tutu e sapatilhas de ballet por aqui. A Juilliard, melhor escola de ballet do país fica na esquina da 66th St com a Broadway e eles são super tranquilos, pode entrar e pedir para assistir uma aula que eles sempre deixam!


Trump Buildings

Trump Buildings
Apple Store de UWS

Na parte mais West do UWS (oi? Que? Isso mesmo), às margens do Hudson River, você encontra os "Trump Apartment Buildings", que são uma pequena cidade. Os moradores de lá tem de tudo e mais um pouco. Supermercados, cabeleireiro, SPA, pré-escola americana, pré-escola bilingue (inglês e mandarim), hospital para gatos, lojas de vinho e, o meu favorito, o Riverside Park. Não tem nada melhor que acordar e ir andar lá, assistir as aulas de canoagem (não, o espírito aventureiro não faz parte de mim) e depois tomar uma "Sangria no Pier i Café".

O estúdio da rede de TV ABC também fica na Riverside Blvd, com a 66th St. Andar por lá, para quem gosta de encontrar pessoas famosas é um sonho. Tracy Morgan, Alec Baldwin, Tina Fey, ou seja, "30 Rock" em peso na área.

Voltando a Broadway do UWS, já na 67th St você pode ver a segunda Apple Store com estrutura de vidro da ilha (sim, existe outra além da 5th Av!) e na esquina com a 68th St o melhor cinema de Manhattan na minha opinião, o "AMC Loews Lincoln Square", que tem 4 andares e fica aberto até tarde.


Columbus Avenue

Magnolia Bakery

A MAC Cosmetics na 66th com a Columbus Ave. (paralela com a Broadway) sempre tem os últimos lançamentos e está sempre vazia. Pode ir que bom atendimento é garantido. Na altura da 69th St, o "Magnolia Bakery" adoça nossas vidas e nos faz mais felizes todos os dias. Para compras, o melhor lugar do UWS é a Intermix, com a 70th St. Lá você encontra as marcas mais legais e tem um atendimento excelente.


The Beatles' Side

(Essa dispensa legenda, né!)

Eu carinhosamente apelidei a área que vai da 70th St até a 82nd St com a Central Park West de Beatles. Calma fãs malucos, vocês vão gostar, assim como eu, do que vem por ai. Na 72th St você encontra o The Dakota, o prédio com mais histórias famosas do bairro, com certeza. O local serviu de cenário para os filmes "Vanilla Sky" e "Rosemary's Baby" - Antonio Banderas tentou comprar apartamentolá, mas não foi aceito pelos moradores (coisa comum em NY). Tem/teve moradores como Rosie O'Donnell, Madonna e, claro, Yoko Ono e John Lennon. O Beatle era dono de 5 apartamentos no prédio e seu assassinato aconteceu na porta do prédio, quando ele voltava para casa com sua esposa. Se você não conhece ninguém que mora no prédio, esqueça tentar conhecer a parte de dentro. A segurança é pesada. Mas atravessando a rua, no Central Park, você pode homenagear o cantor no famoso "Strawberry Fields Memorial", que tem o simbolo do "Imagine" no chão com pastilhas.

A 72nd St com a CPW (Central Park West) é o endereço do Ted Mosby, personagem fictício do seriado "How I Met Your Mother", e também quarteirão do Le Pain Quotidien, um dos meus lugares favoritos para tomar café, como já comentei no Vida Métrica.

Na parte dos museus, o mais famoso de NY, o American Museum of Natural History fica na CPW com a 82nd St. Não, infelizmente nunca consegui passar despercebida e ser esquecida lá dentro a noite para ver se os personagens realmente ganham vida, mas eu prefiro acreditar que o Ben Stiller nunca mentiria para mim. Ao lado dele, tem o Haydeen Planetarium, que tem o maior simulador do mundo, chamado "Space Theater", e é bem legal.

Real New Yorkers

J. Lo @ Gray's Papaya

Voltando ao miolo do bairro, a Broadway com a 72nd St é, com , o local mais barulhento do UWS. Lá você se sente em Manhattan, o pessoal é mais mal educado e tem o famoso "Gray's Papaya", o melhor hot dog de NY. Como diz o cartaz, você não é um verdadeiro new yorker se nunca comeu lá. E as telinhas estão ai para provar. "Sex and the City", "Back-up Plan", "Everwood", "How I Met Your Mother", "Die Hard", "You've Got Mail", entre outros, tem a lanchonete como cenário em algum momento.

Do outro lado da avenida, você encontra o "Trader Joe’s", que é novo na área, mas tem uma filosofia que me agrada, pois só abastecem suas prateleiras com produtos de fornecedores locais. Ao lado tem uma Urban Outfitters enorme e que fecha tarde, compras ótimas sempre!

O Prohibition é o segundo bar que indico no bairro que, de acordo com a NYMagazine é o "Perfect Bar". Tem música ao vivo, um clima mais intimista e vários tipos de Martini. Fica na Columbus Ave. com a 84th St."

3 comentários:

  1. Eu AMO o Upper West Side, acho o melhor lugar para se morar em NY!
    Quando eu comprar meu apê vai ser lea! hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha o meu pode ser até no Bronx q eu to feliz já!
    Adorei de encontrar hoje Pat!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. meninas, vcs tem mais indicacoes de ruas que seriam melhor para morar em UWS ??? obrigada!

    ResponderExcluir

Se tiver mais dicas sobre esse assunto, compartilhe escrevendo aqui!