segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Upper East Side, por Giovanna Teixeira

A Giovanna é uma grande amiga minha há muitos anos e entre muitas conversas descobrimos que ambas estavam com o mesmo "siricutico" de ir morar fora. Eu já estava quase fechando de ir pra Londres, quando ela me convenceu que só iria se fosse pra NY. Fomos juntas, cheguei até a morar alguns dias com ela e assino embaixo de tudo o que ela falou!





"Morar em NYC foi uma das melhores experiências, em todos os aspectos, da minha vida. Por isso, quando a Má me perguntou se eu poderia escrever um pouquinho sobre como foi a minha estadia na tão famosa “city that never sleeps” não hesitei em aceitar!

Cada bairro em NYC é completamente diferente um do outro, mas basicamente a cidade se divide em Downtown e Uptown. Passei seis meses morando em Upper East Side, que fica na parte Uptown da cidade.

Quando se fala de em Upper East Side a maioria das pessoas, isso basicamente por conta de filmes e seriados, pensam em um bairro super badalado e agitado, mas a realidade não é bem essa. Lógico que morar a algumas quadras da Madison, 5th Av e Central Park não deixa de ser agitado (caminhar por essas ruas e avenidas é uma terapia que não tem preço, principalmente para as mulheres!), mas esse é um bairro bem familiar.

É muito comum você encontrar famílias passeando pelas ruas e, diferente de Downtown, os moradores desta região costumam ser pessoas mais velhas. Por isso, na maioria das vezes que queria fazer algum programa mais “jovem”, como por exemplo: baladas, restaurantes animados, “descolados”, frequentados por jovens (tanto no almoço quanto no jantar), era obrigada a “descer” para Downtown. Para mim este é o único ponto negativo de morar em Upper East Side, porque apesar de ter a facilidade do metro para se locomover na cidade, a noite eu particularmente não recomendo, pois é muito vazio e tem uma fama de não ser seguro. A melhor opção nessas horas é usar o taxi.

Fora isso eu só tenho coisas boas para falar. É um bairro onde você encontra tudo o que precisa! Desde supermercados, restaurantes, compras até varias opções de academias. Montei uma listinha dos lugares que eu mais frequentava e gostava:

- Supermercado: Muito importante para quem mora sozinha! Ia num supermercado chamado “Food Emporium”, na 3rd ave com a 63th st. Muito bom, eles vendem de tudo lá!

- Restaurantes: Tem vááários, mas meus favoritos são: Fig and Olive (63rd St com Lexington Av.), Serafina (61th St. entre Madison e Park Av.), Le Bilboquet (conhecido pelo famoso brunch, super animado durante os fins de semana. Fica na 63rd St. entre Madison e Park Ave.), Academia di Vino (perfeito para tomar um vinho com as amigas no final da tarde. Fica na Lexington entre 63rd St e 64th St.) e para quem AMA comida japonesa (eu sou uma delas) um dos melhores restaurantes fica em na 72St com a 1st Av., chama-se Sushi of Gari.

- Academia: Equinox. Fica na Lexington com 63rd St. Ou você sempre pode optar por uma corridinha no reservatório do Central Park. Programa mais do que recomendado, além de queimar calorias a ambiente tem o “poder” de renovar todas as energias (o que é essencial quando se vive em uma cidade tão intensa como NYC).

- Cultural: O museu Metropolitan.

- Compras: É o que mais tem! Desde as marcas mais famosas e caras (Chanel, Lanvin, etc) até as mais populares (H&M, Urban Outfitters, Forever 21). Sem esquecer, óbvio, das grandes lojas de departamento: Bloomingdale's, Barneys, Saks Fifth Avenue e Bergdorf Goodman.

Bom, acho que é isso. Espero que ajude!”

Algumas fotos de Upper East Side:

O brunch do Le Bilboquet

Vista aérea do bairro

5th Ave


Park Ave


Chanel at 57th Street


Chanel, Louboutin e Lanvin: algumas das lojas


Metropolitan Museum of Art
Whitney Museum of American Art


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Upper East Side, por Rafael Azzi


O Rafael mora já há alguns anos em NY e de lá comanda o marketing do Jack Vartanian diretamente da loja da Madison, onde fica seu escritório. Sabem quando alguma celebrity gringa aparece usando uma jóia da marca? Então, é ele o responsável.

Upper East Side é o bairro perfeito pra alguém com um gosto apurado e que convive com tanta gente do high society.


"I LOVE THE UPPER EAST SIDE.

Muita gente acha que o Upper East Side soh tem velho e gente chata. É verdade e provavelmente eu sou um deles. Brincadeiras a parte, o Upper East Side me conquistou por ser, na minha opinião, o bairro mais genuíno de NY. Aqui tudo é sólido, de verdade. No Upper East Side não tem espaço para o modismo rápido. 

Passa a ser o Upper East Side passando da 59th street (com 5th ave) e vai ate a 104th st. 

É aqui onde estão os grandes museus de NY: O MET, Whitney Museum, The Frick Collection, Guggenheim, Jewish Museum, Museum of the city of New York e o Cooperhiwitt museum, além de respeitadíssimas galerias de arte como a primeira Gagosian Gallery, Acquavella e a Neue Gallery.

As lojas.... Estão todas aqui! Começando pela Bergdorfs, passando pela Barneys e por aí vai.

Isso sem falar nos hotéis e restaurantes que não vou nem começar porque o texto ia ficar muito grande. Mas o mais bacana de tudo isso que com esse monte de coisa rolando nesse bairro ele é super calmo e dá para realmente se sentir em casa, com o Central Park como quintal... Chato, né?"




 Essa foto ele tirou da rua dele ontem, não dá vontade de ir tipo ontem pra lá?



quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Os bairros de NY

Escolher o bairro para morar foi uma das tarefas mais difíceis que eu achei quando estava planejando a minha ida. Isso porque sabia que tinham vários bairros bacanas na cidade que eu não costumava a ficar quando ia como turista e também porque queria um lugar prático, seguro, com uma boa relação custo x benefício.

Sob meu ponto de vista, cada bairro de NY parece uma cidade diferente. Cada um tem sua tribo, sua culinária, sua estética, sua atmosfera, são realmente muito distintos um do outro. Por isso é importante dar uma pesquisadinha antes de ir e ver se o bairro que você escolheu tem a ver com você (e o seu bolso!).

Os bairros de Manhattan são dividos de acordo com o mapa abaixo:


No blog "I'm Leaving 2day", que aliás eu amo e usei várias dicas, tem um texto bom falando de alguns bairros, é só clicar aqui. (Aliás acabei de ver que peguei a mesma imagem dos bairros! Ops, foi sem querer! Bom gosto compartilhado, hehehe!)

Quando estava começando a escrever sobre o que achava de cada bairro, pensei que nessas horas nada é melhor do que perguntar para alguém que viveu no lugar. Sendo assim pedi para alguns amigos falarem sobre os bairros que moram / moraram durante sua temporada na cidade e eles, muito fofos, toparam!

A partir de amanhã começo a postar aqui, espero que vocês gostem!  

.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Alguém para resolver possíveis pepinos


Um detalhe importantíssimo da viagem por pouco não me passou batido: a procuração.

Com ela, você não precisa voltar da sua viagem caso surja algum problema, uma pessoa escolhida te representa. No meu caso escolhi minha mãe (só mãe pra ter tamanha boa vontade, né?), mas pode ser qualquer pessoa que você confie MUITO para te representar totalmente (ou seja, ter plenos poderes de agir em seu nome) durante sua ausência.

O processo em si é muito simples, não demora muito nem é caro. É só ir até um cartório levando os seus documentos e o da pessoa que vai ser nomeada procurador e lá mesmo já tem o modelo da procuração. Nele colocarão dados como: nome, RG, nacionalidade, estado civil, endereço, cidade e estado, e depois é só assinar e pronto! Você já vai poder curtir sua temporada sem ter que se preocupar com nada daqui.

Obs.: Cabe lembrar que é possível definir quais poderes serão dados à pessoa e por quanto tempo.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sobre cursos de inglês

Lembram que eu já comentei sobre uma ajuda que eu tive do "EducationUSA"? Então (quem não lembra tá nesse post), volta e meia eles organizam encontros para explicar como funcionam os cursos e faculdades além tirar dúvidas. Acabei de receber o convite do próximo que vai ter e achei a cara do blog!

Quem quiser ir:




Go for it!!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Já que dica nunca é demais...

Ilustração do artista Jordi Labanda (amo!)

Mais dicas que me deram e foram preciosas no momento "Onde vou morar?":

- "Tente morar perto do metrô".
No dia a dia isso faz muita diferença, ainda mais no inverno. Quanto mais linhas por perto, melhor.

- "Tente morar nem muito pro Leste, nem muito pro Oeste."
Existem várias linhas que vão de Norte a Sul da ilha, mas muito menos que vão de Leste a Oeste (e vice versa).

- "Tente morar num lugar movimentado."
disseram isso querendo dizer que era bom para os momentos de solidão (que graças ao santo Deus eu não passei), mas pra mim foi muito bom, pois, como paulistana que vive trancafiada no carro, gostava muito de ficar andando pelas ruas (inclusive a noite e de madrugada) e ver movimento 24/7 me dava mais segurança sendo uma "menina que morava sozinha".

- "Tente morar perto de um supermercado ou deli".
Considerando que lá geralmente não temos carro, umas garrafas d'água e alguns quarteirões podem cansar bastante. Se chover / nevar, dá uma potencializada (experiência própria).

- "Tente morar em prédio com máquina de lavar".
Parece estranho para nós que somos acostumados com área de serviço dentro do apartamento, mas lá isso é um LUXO! Se o prédio tiver uma área comum de laundry já é ótimo! Se não tiver, cheque que se tem bem pertinho do apto, porque carregar lençol e toalha por alguns quarteirões pode cansar bastante também.
Caso você contrate uma diarista para fazer faxina, saiba também que muitas delas se recusam a ir lavar roupa se não for laundry dentro do prédio.

- "Tente morar num prédio com doorman".
Mais um item ótimo para tipos como eu: "paulistana neurótica com segurança morando sozinha".

Acrescentaria mais um item, dica minha:

- "Tente morar pelo menos relativamente perto do Central Park"
Porque não importa a saudade, o cansaço, o stress... dar uma voltinha ou simplesmente ficar jogado lá embaixo de uma árvore cura tudo!

Dolce far niente em dia de sol no parque:


Esse era meu lugar favorito lá no parque, se chama "Bethesda Fountain":






(Aliás, deve ser o lugar favorito de muita gente, porque sempre tinham umas noivas tirando foto lá!)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Tudo sobre intercâmbio na Vejinha SP

Pra quem ainda não viu, na Vejinha SP dessa semana saiu uma matéria muito boa, dando mil dicas para quem quer morar um tempo fora, explicando os programas e falando das feiras do setor!

Vale a pena ler: http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2204/intercambio-dicas

Em 2011, o número de pessoas que fazem intercâmbio deve crescer 25%
Imagem da matéria da Vejinha

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Aluguel de apartamento: Dicas para não cair num golpe

Antes de alugar esse apartamento minha experiência com o assunto era zero, e por causa disso tava morrendo de medo de ser feita de tonta, cair em algum golpe e estragar minha viagem. Para minimizar os riscos, além de ter preferido usar um site pago para a minha busca, também segui algumas dicas que achei no Sublet.com e no Craigslist:

- Se possível, veja ou mande alguém ver a propriedade.
- Se possível, lide com pessoas que estejam na mesma localidade que você para poder negociar pessoalmente. (Bem difícil, né? Mas segundo o Craigslist, isso diminui 99% a chance de levar um golpe pelo site.)
- Nunca envie dinheiro baseando-se somente em comunicação feita através de e-mail.
- Somente transfira dinheiro de banco para banco.
- NÃO usar tranferências do tipo Western Union ou Moneygram. (Sinceramente não entendi direito, mas por via das dúvidas melhor não fazer, né? O Craigslist inclusive diz que se alguém pedir para fazer transferência desse tipo é porque é golpista.)
- Nunca forneça seus dados financeiros / bancários.
- Não enviar dinheiro para um país diferente do país do apartamento alugado.
- Obtenha um "Rental Agreement" assinado.
- Obtenha uma cópia do ID do proprietário.
- No Sublet.com: Proprietários são sempre analisados, mas os que possuem o perfil "Trusted" passaram por uma triagem super detalhada.